Resíduos convencionais
Resíduos sólidos convencionais são resíduos não-perigosos (resíduos de Classe II, conforme classificação estabelecida na NBR 10004/2004), pois não apresentam características de periculosidade. Estes consistem no conjunto formado pelos resíduos resultantes das atividades diárias da UFSC, originários de atividades domésticas em residências urbanas, e os resíduos de limpeza urbana, provenientes das atividades de varrição, limpeza de logradouros, vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.
Estes resíduos podem ser separados nos seguintes grupos: rejeitos, resíduos orgânicos, resíduos recicláveis secos e resíduos de limpeza do campus.
O fluxograma a seguir ilustra o gerenciamento atual desses resíduos na UFSC:

1) No momento não existe coleta seletiva institucionalizada, mas a UFSC está trabalhando para viabilizá-la; 2) No momento, a coleta de resíduos orgânicos está interrompida, mas a UFSC está trabalhando para retorna-la; 3) Papeleiras: lixeiras de calçada; na UFSC, os modelos são: tubos de concreto, lixeiras basculantes e lixeiras seletivas;
Existem 21 pontos de coleta no Campus Trindade, sendo 2 pontos de contêiner, que estão indicados no mapa abaixo. Nas unidades CCA, Ressacada, Lagoa do Peri e Barra da Lagoa a coleta é feita pela Comcap em um único ponto.