Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e Volumosos (entulhos)

Resíduos de construção e demolição (RCD) são resíduos gerados durante obras. Na UFSC, estes resíduos são prioritariamente recolhidos pelas empresas executoras das obras contratadas no campus, pois as obras já preveem o pagamento por este serviço. Se necessário, entre em contato com o Departamento de Fiscalização de Obras.

Se houver Resíduos de construção e demolição (RCD) que não foram gerados por obras contratadas, siga as orientações abaixo.

Resíduos volumosos são resíduos que não se enquadram nos RCDs, mas que devido a suas dimensões não são recolhidos pela coleta municipal,  como por exemplo pallets ou grandes embalagens.

Bens permanentes, como cadeiras inservíveis, móveis desmontados, mesmo que nunca tenham sido patrimoniados, independentemente de seu estado de conservação, não se enquadram na coleta de resíduos volumosos. Estes serão coletados pelo Departamento de Gestão Patrimonial (DGP). Faça sua solicitação em benspermanentes.ufsc.br/recolhimento. Leia o Ofício Circular OF C 3/DGP/PROAD/2022.

—>>> Orientação para pedido de coleta de resíduos de construção e demolição (não gerados por obras contratadas) e resíduos volumosos, nas unidades de Florianópolis <<<—

Envie SOLICITAÇÃO DIGITAL via SPA para RES/CGA, grupo de assunto  379 – Resíduos Sólidos e assunto 1461 – Resíduos Volumosos/entulhos, com os seguintes dados:

  1. nome do setor ou centro de ensino gerador do resíduo;
  2. nome e ramal do servidor responsável por receber a equipe de coleta;
  3. horário de trabalho do responsável por receber a equipe de coleta;
  4. descrição do resíduo e quantidades;
  5. foto dos resíduos.

A UFSC dispõe de contrato de mão de obra para movimentação de materiais (recolhimento dos resíduos e colocação dos resíduos nas caçambas). A partir de fevereiro de 2023, os recolhimentos ocorrerão sempre às quintas-feiras. As solicitações feitas até as sextas-feiras serão atendidas na semana seguinte. Caso a quantidade de solicitações seja maior que a capacidade de atendimento, o recolhimento pode ser adiado para as semanas seguintes. Após o recebimento da SD com o pedido de coleta, a CGA aciona a equipe para o recolhimento.

Unidades em outros municípios devem gerenciar seus próprios contratos de alocação de caixas estacionárias para resíduos volumosos e resíduos de construção civil. A CGA pode auxiliar estas unidades na redação dos termos de referência.

Importante:

1. Resíduo de poda (galhos, folhas, troncos) NÃO podem ser colocados nas caixas de entulho. A coleta do material de poda é realizada pela própria empresa de manutenção de áreas verdes no momento da poda e o custo desta destinação já está embutido no valor do contrato de manutenção de áreas verdes. Não podemos pagar duas  vezes pelo mesmo serviço.

2. Quando for colocada a caixa para coleta dos resíduos (caçamba), não poderão ser adicionados resíduos que não foram apresentados nas fotos pela solicitação digital (SPA).

3. Os serviços de coleta de resíduos limitam-se aos resíduos gerados nas atividades desenvolvidas na universidade. Não é permitido trazer para a universidade resíduos gerados em domicílios ou em outras instituições. Este serviço implica custos financeiros à Universidade.

4. O contrato vigente de fornecimento de caixas para coleta de resíduos de construção civil e resíduos volumosos pode ser acessado aqui.

5. Os resíduos devem ser destinados por este serviço com critério. Não podem ser descartados na caçamba resíduos recicláveis ou reaproveitáveis. Devemos priorizar a economia de recursos e a responsabilidade ambiental.