Doação de Reagentes Químicos e Utensílios de Laboratório

A Gestão de Resíduos da UFSC disponibiliza listas para “Troca Solidária de Reagentes Químicos e Utensílios de Laboratório”.

O objetivo da campanha é identificar e quantificar os reagentes químicos e utensílios sem perspectiva de uso estocados nos laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, com o intuito de direcioná-los aos laboratórios da UFSC que estejam necessitando deste material.

Com esta iniciativa, busca-se evitar que reagentes não usados se tornem resíduos devido à deterioração do conteúdo, frascos e rótulos, diminuindo assim a geração de resíduos químicos nos laboratórios e o consequente impacto ambiental causado por este tipo de resíduo, além da redução dos custos com compra de novos reagentes químicos e utensílios de laboratório.

Fazendo parte desta campanha, o laboratório doador/receptor estará colaborando com a diminuição dos impactos ambientais e com uma gestão mais sustentável das atividades.

Para cadastrar reagentes e utensílios sem uso no laboratório, deve-se preencher as listas disponíveis nos link abaixo.

Para receber os materiais das listas, o interessado deve entrar em contato diretamente com o laboratório doador. As trocas devem ocorrer somente entre os laboratórios da UFSC.

 

DOAÇÃO DE REAGENTES QUÍMICOS:

Se você possui reagentes químicos com prazo de validade vencido ou parados em seu laboratório e tem interesse em doá-los, preencha a planilha de Doação de Reagentes Químicos (clique aqui).

DOAÇÃO DE UTENSÍLIOS DE LABORATÓRIO:

Se você possui utensílios de laboratório parados em seu laboratório e tem interesse em doá-los, preencha a planilha de Doação de Utensílios (clique aqui).

OBSERVAÇÕES:

  • Deve-se acrescentar nas listas produtos (vencidos ou não) em desuso nos laboratórios, mas que preservam suas propriedades físico-químicas. Não listar reagentes em que haja dúvidas quanto a sua composição, bem como utensílios quebrados e/ou sem condições de uso.
  • Ficar atento aos utensílios patrimoniados para ser realizada adequadamente a transferência de patrimônio.
  • Durante a troca dos produtos, estes devem ser manuseados apenas por pessoal capacitado e com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados.
  • Por enquanto, a Gestão de Resíduos não possui estrutura para oferecer o serviço de transporte destes produtos, porém encorajamos os laboratórios a se comunicarem e arranjarem meios para realizar esta troca. Portanto, quem tiver interesse em adquirir um dos reagentes ou utensílio presentes nas listas, DEVE ENTRAR EM CONTATO DIRETAMENTE COM O LABORATÓRIO QUE ESTÁ CEDENDO O PRODUTO.
  • Após a doação, o laboratório doador deve riscar das listas os produtos doados, colocando ao final de cada produto a data da doação deste, para que a Gestão de Resíduos da UFSC tenha controle das doações realizadas.

  • Caso o laboratório doador queira divulgação dos itens a ser doados aos laboratórios cadastrados na lista de e-mails da Gestão de Resíduos da UFSC, basta encaminhar sua solicitação de divulgação para o e-mail  com o assunto “Divulgação de Doação de Reagentes/Utensílios de Laboratório”.