Como Participar?

Participe da Coleta Seletiva Solidária

O fluxo dos recicláveis na UFSC se dá a partir do descarte dos resíduos recicláveis nos coletores distribuídos pelo campus ou nas lixeiras dos locais de trabalho identificadas como recicláveis. Portanto, é muito importante localizar essas lixeiras, já que, são as únicas em que o material coletado será recicladoClique aqui para acessar o mapa dos pontos da coleta seletiva.

A UFSC implementou a substituição das lixeiras individuais nas salas de aula por lixeiras coletivas, localizadas nos corredores. Essas novas lixeiras são divididas em três tipos: recicláveis, rejeitos e papeleiras, alinhadas ao modelo de coleta seletiva eficiente. Além disso, também foram instaladas lixeiras externas para recicláveis e rejeitos.

Mas lembre: como todo material depositado no coletor dos recicláveis será encaminhado para a central de triagem da associação dos catadores, é de extrema importância que o material esteja limpo e seco!

Mapa dos Coletores de Resíduos Sólidos

Uso das lixeiras nos departamentos e partes administrativas

O uso das lixeiras recicláveis dividida por cores e materiais não é a forma mais eficiente de separação, já que todos os resíduos recicláveis serão levados para as cooperativas de catadores e lá que será feito a triagem dos materiais. Portanto, na hora de comprar lixeiras para os locais de trabalho na UFSC, opte pela seguinte separação: uma lixeira para recicláveis, uma lixeira para rejeitos e uma papeleira para folhas de papéis. Clique aqui fazer download de materiais de sinalização da coleta seletiva solidária. 

Nos setores administrativos com até 10 usuários, deve haver, no máximo, um par de lixeiras: uma para resíduos recicláveis e outra para rejeitos. A quantidade de lixeiras pode ser aumentada proporcionalmente de acordo com o número de pessoas no local. Em ambientes como copas, cozinhas, salas de reuniões e auditórios também devem possuir, no mínimo, um par de lixeiras, com as mesmas distinções para recicláveis e rejeitos.

O setor da UFSC (Campus Trindade) que possua grande quantidade de resíduos recicláveis secos pode solicitar coleta destes resíduos à Gestão de Resíduos da UFSC (RES/CGA) por meio de Solicitação Digital via Sistema Solar (SPA) com as seguintes informações:

  • Nome do Local Gerador (SIGLA-Nome)
  • Nome, ramal e e-mail do Servidor Responsável por receber a equipe de coleta
  • Departamento/Centro
  • Referência para localizar o gerador (Bloco / Prédio / Andar):
  • Descrição do resíduo e quantidades
  • Foto do resíduo
  • Setor a encaminhar: RES/CGA
  • Grupo de assunto: 379 – Resíduos Sólidos
  • Assunto: 1462 – Coleta – Resíduos Recicláveis Secos

Observações:

  • Os resíduos deverão estar separados para a coleta.
  • Não serão recolhidos recicláveis oriundos de residências e/ou estabelecimentos comerciais.

Coleta Seletiva Solidária na UFSC Araranguácoleta seletiva

Além da coleta de recicláveis na UFSC Araranguá, a instituição oferece pontos de coleta voluntária para resíduos eletrônicos, vidro, tampas de garrafa, pilhas e baterias pequenas, além de materiais de escrita como canetas e lápis. Os materiais de escrita são enviados à Faber-Castell, onde são separados e transformados em pellets de plástico.

Siga o UFSC Sustentável nas redes sociais

Fique por dentro das novidades dos projetos da UFSC Sustentável por meio do Instagram.

Você também pode contribuir escolhendo um dos temas propostos à pesquisa para elaborar um trabalho.

projetosdepesquisa

Aqui você pode encontrar projetos com potencial de estudo que constam no plano de gestão de logística sustentável.