Acondicionamento e Descarte

 

 

 

 

Para maiores informações, seguem alguns links úteis:

rdcqmc Risco químico - Links

 Guias e manuais

  Manual1 Manual3 Manual4 Manual5

 

Devido a algumas alterações de procedimento da gestão de resíduos pedimos ATENÇÃO aos recomendações de acondicionamento e identificação dos resíduos. A bombona que não estiver bem VEDADA (SEM VAZAMENTO) OU a caixa que não estiver bem FECHADA (fechada com fita adesiva sem vazamento do material pelas laterais ou aberturas), bem como o resíduos que não tiver todas a identificações no rótulo NÃO SERÃO RECOLHIDOS. VISANDO MELHORAR A COLETA SOLICITAMOS QUE SIGAM AS ORIENTAÇÕES SOBRE SEGREGAÇÃO, ARMAZENAMENTO, IDENTIFICAÇÃO e COLETA:

  • As orientações encontram-se sintetizadas no site da Gestão de Resíduos. É importante uma leitura atenta.
  • Somente serão aceitas bombonas com peso de até 23kg (questão ergonômica).
  • As bombonas de até 20 L deverão estar preenchidas com no máximo 80% da capacidade por questão de segurança, no entanto, solicitamos que dentro do possível não encaminhem para coleta bombonas com pouco resíduo (por exemplo, 40% da capacidade), para evitar desperdícios, visto que a universidade arca com os gastos de compra deste material.
  • As bombonas de 35 e 50 L deverão estar preenchidas com no máximo 40% da capacidade, desde que respeitado o peso máximo de 23kg  por questão de ergonômica.
  • NÃO HAVERÁ CONFERÊNCIA PRÉVIA  como era realizado anteriormente pelos servidores da Gestão de Resíduos. É importante que os resíduos já estejam identificados com o rótulo padrão da UFSC e todos os itens preenchidos. Os resíduos devem estar separados para coleta e acessíveis para a equipe da Gestão de Resíduos NO DIA DA COLETA.
  • O  RÓTULO  UFSC foi ATUALIZADO conforme norma ABNT NBR 16725. Com a nova edição, o rótulo poderá ser preenchido digitalmente e posteriormente impresso.
  • Segue em anexo o modelo de Rótulo que deverá ser utilizado a partir de JANEIRO DE 2017, dúvidas com relação ao seu preenchimento podem ser retiradas em Rótulo para Resíduos de Risco Químico ou pelos ramais da gestão de resíduos ou em resposta a este e-mail.
  • O Rótulo deverá ser colado preferencialmente ao lado da bombona. NÃO colocar rótulo na frente da bombona próximo ao bocal, em caso de vazamento a bombona com resíduo perde identificação.
  • No dia da coleta, o material deve estar acondicionado e identificado adequadamente (COM O RÓTULO DA UFSC) com descrição de todos agentes químicos. A equipe de coleta não esperará possíveis adequações para não atrasar a coleta.
  • A coleta dos resíduos na UFSC inicia-se por volta das 8:00, portanto solicita-se que a partir desse horário haja alguém nos laboratórios para recepção da equipe.
  • No momento da coleta, deverá ter alguém no laboratório que saiba quais resíduos deverão ser recolhidos, pedimos que informem a todos do laboratório quanto à isso.
  • PERFUROCORTANTES serão recolhidos apenas em caixas Deskpack LARANJA ou em caixa de papelão bem acondicionadas.