Resíduos Recicláveis Secos

O que fazer com os resíduos recicláveis gerados na UFSC?

Os resíduos recicláveis gerados na UFSC devem ser encaminhados para os coletores específicos distribuídos nos diferentes centros e pontos estratégicos da universidade. Há, basicamente, dois modelos de coletores, sendo um localizado nos centros e pontos estratégicos e o outro para ambientes internos e salas de aulas.

Figura 1 – Coletor localizado nos centros e pontos estratégicos da UFSC

Figura 2 – Coletores e respectiva sinalização para armazenamento de resíduos recicláveis em ambientes internos e salas de aula

Para entender melhor o funcionamento da coleta de resíduos recicláveis secos, acesse o link da Coleta Seletiva Solidária e tenha a informação completa.

Descrição: Resíduos recicláveis secos são os materiais descartados passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, visando a produção de insumos ou novos produtos através da reciclagem.

Legislação: O Decreto 5.940/2006 institui a separação dos resíduos descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Este compromisso com o manejo de materiais recicláveis consolidou a Coleta Seletiva Solidária.