Lâmpadas fluorescentes e de descarga

As lâmpadas fluorescentes e de descarga, amplamente utilizadas na Universidade, possuem metais pesados altamente tóxicos. Quando quebradas, as lâmpadas liberam estes metais que podem gerar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Por esta característica, o descarte destas lâmpadas NÃO pode ser realizado no lixo comum. Da mesma maneira, é expressamente proibido descartá-las nos coletores da coleta seletiva, nos papa pilhas, no PEV de eletrônicos ou em algum outro coletor da universidade.

 

O que fazer com as lâmpadas geradas na UFSC?

Ver MEM C 5 -RES-CGA-2019 – Informações sobre descarte de lâmpadas

Na UFSC, as lâmpadas queimadas são trocadas pelo serviço de manutenção elétrica do DMPI, o qual recolhe as lâmpadas inservíveis no momento da troca. Posteriormente, o descarte ambientalmente adequado destas lâmpadas é providenciado pelo DMPI e pela Gestão de Resíduos/CGA.

Para garantir o funcionamento deste sistema, solicita-se aos servidores requerentes do serviço de substituição de lâmpadas, que orientem os funcionários da manutenção elétrica para realizarem o devido recolhimento destas.

O serviço de coleta das lâmpadas inservíveis se restringe apenas às substituídas pelo DMPI. A UFSC não recebe lâmpadas provenientes de uso externo, como as das residências e comércios, ou de quaisquer outros lugares.

Acondicionamento: As lâmpadas devem ser acondicionadas em embalagem original  envoltas com fita adesiva e identificadas com rótulo de lâmpadas . Caso não seja possível acondicionar na caixa original, poderá ser utilizado caixa de papelão e o acondicionamento consiste em pequeno lotes de até 5 lampadas por embrulho. Este procedimento de proteção da lâmpada evita que ela seja quebrada no momento da coleta.

Observação: A  Gestão de Resíduos reitera que o procedimento para acondicionar as lâmpadas deverá ser realizado SOMENTE por servidor instruído e com devido equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, conforme recomendação da Divisão de Segurança e Saúde do Trabalho (calçado de segurança, vestimenta, luvas, máscara e óculos de proteção).

 

O que fazer com as lâmpadas geradas fora da UFSC?

Para descartar lâmpadas provenientes de uso externo à UFSC e as não substituídas pelo DMPI, deve-se encaminhar o material até um dos Pontos de Coleta de Lâmpadas ou até as empresas que as comercializam, pois lâmpadas fluorescentes e de descarga são passíveis de logística reversa de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os pontos de coleta podem ser consultados em https://reciclus.org.br/.

Segue a lista de algumas lojas que recebem as lâmpadas fluorescentes e de descarga usadas: Leroy MerlinJotaJotaMilium.

Dica: Antes de comprar lâmpadas fluorescentes e de descarga, certifique-se se a empresa realiza o serviço de logística reversa.