Lâmpadas fluorescentes

O que fazer com as lâmpadas fluorescentes geradas na UFSC?

A coleta de lâmpadas nas unidades e centros da UFSC é feita pela empresa de manutenção da rede elétrica, que deve fazer a substituição das lâmpadas ao recolher as queimadas*.

Porém, quando essa substituição não for realizada pela empresa responsável, a Prefeitura Universitária (PU) em conjunto com o Departamento de Manutenção Predial e Infraestrutura (DMPI) serão responsáveis pelo recolhimento e destinação adequada desse material.

Logo, se houver necessidade de descarte desse material, solicitar o recolhimento nos seguintes ramais:

– Ramal 6044 – PU

– Ramal 3848 – DMPI

* De acordo com o Memorando Circular nº 04/2016/SEOMA

Acondicionamento

As lâmpadas devem ser acondicionadas em embalagem original (caixas de papelão) envoltas com fita adesiva e identificadas com rótulo de lâmpadas . Caso não seja possível acondicionar na caixa original, poderá ser utilizado caixa de papelão e o acondicionamento consiste em pequeno lotes de até 5 lampadas por embrulho. Este procedimento de proteção da lâmpada evita que ela seja quebrada no momento da coleta.

OBSERVAÇÃO: a  Gestão de Resíduos reitera que o procedimento para acondicionar as lâmpadas deverá ser realizado SOMENTE por servidor instruído e com devido equipamentos de proteção individual (EPI) adequados fornecidos pelo Centros, conforme recomendação da Divisão de Segurança e Saúde do Trabalho (calçado de segurança, vestimenta, luvas, máscara e óculos de proteção).

O que fazer com as lâmpadas fluorescentes geradas fora da UFSC?

O serviço de coleta de lâmpadas fluorescentes da UFSC se restringe apenas às geradas internamente. Se você precisa descartar esse resíduo, é possível levar até as fábricas e indústrias que produzem lâmpadas ou até as empresas que as comercializam, pois lâmpadas fluorescentes são passíveis de logística reversa de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segue a lista de algumas lojas que recebem as lâmpadas fluorescentes usadas:

Leroy Merlin

JotaJota

Milium

Dica: antes de comprar lâmpadas fluorescentes, certifique-se se a empresa realiza o serviço de logística reversa.