Lâmpadas fluorescentes

Descrição

As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas de descarga em baixa pressão, o tubo de vidro é preenchido com gases inertes e uma pequena quantidade de mercúrio. A parede de vidro é coberta por uma camada de fósforo e nas extremidades do tubo há eletrodos.

Recolhimento

De acordo com Memorando Circular nº 04/2016/SEOMA, a coleta de lâmpadas nas unidades e centros da UFSC é feita pela empresa de manutenção da rede  elétrica, que deve fazer a substituição das lâmpadas ao recolher as queimadas.

Porém, quando essa substituição não for realizada pela empresa responsável, a Prefeitura Universitária (PU) em conjunto com o Departamento de Manutenção Predial e Infraestrutura (DMPI) serão responsáveis pelo recolhimento e destinação adequada desse material.

Logo, se houver necessidade de descarte desse material, solicitar o recolhimento nos seguintes ramais:

– Ramal 6044 – PU

– Ramal 3848 – DMPI

Acondicionamento

As lâmpadas devem ser acondicionadas em embalagem original (caixas de papelão) envoltas com fita adesiva. Caso não seja possível acondicionar na caixa original, poderá ser utilizado caixa de papelão e o acondicionamento consiste em pequeno lotes de até 5 lampadas por embrulho. Este procedimento de proteção da lampada evita que ela seja quebrada no momento da coleta.

OBSERVAÇÃO: a  Gestão de Resíduos reitera que o procedimento para acondicionar as lâmpadas deverá ser realizado SOMENTE por servidor instruído e com devido equipamentos de proteção individual (EPI) adequados fornecidos pelo Centros, conforme recomendação da Divisão de Segurança e Saúde do Trabalho (calçado de segurança, vestimenta, luvas, máscara e óculos de proteção).