Instruções para Coleta de Resíduos Infectantes / Solicitação de Coleta Extra/Especial

A coleta de resíduos potencialmente infectantes na UFSC Florianópolis ocorre de duas formas diferentes:

  • Coleta nos geradores habituais e
  • Coleta extra em pontos específicos / Coleta especial (resíduos acondicionados em sacos vermelho: A1, A2, A3 e A5).

COLETA NOS GERADORES HABITUAIS

A coleta nos geradores habituais ocorre com frequência pré-determinada ou agendada, de resíduos do Subgrupo A4 (saco branco) e Grupo E (perfurocortantes), nos seguintes locais: Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Laboratório de Anatomia e Fisiologia, Departamento de Farmacologia, Laboratório de Mamíferos Aquáticos, Laboratório de Defesas Celulares (CCB), Departamento de Odontologia (CCS), Biotério Central (BIC), Centro de Ciências Agrárias Itacorubi, Núcleo de Estudos em Patologia Aquicola – NEPAQ, CCA Barra da Lagoa e Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce – LAPAD (CCA).

Nestes pontos, o acompanhamento da coleta é realizado com auxílio dos “fiscais setoriais”, nomeados em Portaria.

Instruções para fiscais setoriais

As principais atividades a serem realizadas pelos fiscais setoriais são:

1) Receber a equipe de coleta e acompanhar a coleta

2) Assinar as etiquetas de pesagem que ficará com a empresa prestadora do serviço e reter as etiquetas assinada pelo motorista, as quais deverão ser anexadas no Relatório Mensal de Coleta.

3) Preencher o Relatório Mensal de Coleta e  enviá-lo, até o quinto dia útil do mês subsequente às coletas realizadas, digitalizado via e-mail (para , com o título “Fiscalização Coleta de Infectantes“).

Os fiscais devem lembrar de não manipular os resíduos e exigir que a pesagem do material seja realizada separadamente para cada tipo de resíduo (A1, A2, A3, A4 e E). Os fiscais também podem auxiliar o bom andamento do contrato observando se os resíduos foram bem acondicionados. Havendo quaisquer necessidade de alteração na forma de coleta (como dia da semana), dúvidas ou problemas, os fiscais setoriais devem entrar em contato com a fiscal geral do contrato (a servidora da Gestão de Resíduos Chirle Ferreira).

O tratamento prévio é de responsabilidade do gerador, não dos fiscais.

Aqui é possível baixar o Folder com orientações para os fiscais setoriais (imprimir frente e verso, invertendo na borda curta). Este folder será entregue impresso aos fiscais também.

COLETA EXTRA EM PONTOS ESPECÍFICOS / COLETA ESPECIAL (resíduos acondicionados em sacos vermelho: A1, A2, A3 e A5)

Além dos pontos habituais, por vezes, há geração de resíduos infectantes em atividades específicas, como campanhas de vacinação na universidade ou experimentos esporádicos em laboratórios.

Há também os resíduos especiais (acondicionados em sacos vermelhos), como os resíduos do subgrupo A1, A2, A3 e A5.

Para solicitar a coleta extra e/ou especial, os geradores devem realizar o procedimento descrito a seguir.

Como solicitar coleta extra/especial?

1) Realizar o Cadastro de Gerador de Resíduos Infectantes, conforme descrito na página. Este cadastro é necessário apenas uma única vez.

2) Enviar uma Solicitação Digital via SPA para RES/CGA, com:

  • grupo de assunto: 379 – Resíduos Sólidos
  • assunto: 1458 – Coleta – Resíduos Infectantes

3) ANEXO:

  • DEVERÁ ser anexada como Peça da solicitação o formulário de solicitação de coleta de resíduo infectante
    • Download do formulário AQUI

  • Fazer o Download, preencher o formulário com os dados, INCLUINDO o número da solicitação e anexar.

4) Após CADASTRO e anexo de PEÇA, enviar solicitação para “RES/CGA – Gestão de Resíduos“, com motivação “1-Providencia” e encaminhamento: “Solicitação de coleta de resíduos infectantes”

A partir desta solicitação, a coleta será agendada.

5) Durante a coleta, o responsável deve assinar a etiqueta de pesagem com nome legível e reter a segunda via da etiqueta para afixá-la no relatório mensal de coleta.

4) Preencher o Relatório Mensal de Coleta e enviá-lo, até o quinto dia útil do mês subsequente às coletas realizadas, digitalizado via e-mail (para , com o título “Fiscalização Coleta Infectantes“).