Calendário e Solicitação de Coleta

AVISO: Solicitações de coleta devem ser realizadas através de solicitações digitais utilizando

Sistema da Plataforma Solar (módulo SPA)

 

A Gestão de Resíduos está trabalhando para melhorias nas solicitações de coleta. Por isso, as solicitações deverão ser realizadas por meio de ferramenta institucional, chamada de Sistema SOLAR (módulo SPA).

O primeiro passo é definir quem é o responsável pelo laboratório que possui permissão de acesso no Sistema Solar para fazer as solicitações . Se você não possui permissão para cadastrar solicitações digitais, verifique no laboratório quem possui esta permissão.

A permissão de acesso é realizada junto à SETIC (Clique Aqui), entretanto somente docentes e técnicos administrativos possuem estas permissões.

CASO esteja ocorrendo algum problema em relação ao uso do SISTEMA SOLAR, deve-se consultar: http://suporte.ufsc.br/spa/ (Por exemplo, atualização da versão do Java)

O novo PROCEDIMENTO consiste em enviar uma solicitação digital via módulo SPA (clique aqui) através de 3 etapas: 1-cadastro de solicitação digital, 2-anexo de peça (formulário) e 3-envio para “RES/CGA – Gestão de Resíduos“.

1. O CADASTRO da solicitação deverá ser realizado com as seguintes informações:

  • Setor Responsável: selecionar o próprio setor como setor responsável, clicando em “Meu Setor”;
  • Grupo de Assunto: 379 – Resíduos Sólidos;
  • Assunto: 1457 – Coleta de Resíduos Químicos;
  • Detalhamento:
    • Nome do Laboratório (SIGLA-Nome):
    • Nome/Ramal do Responsável:
    • Departamento/Centro:
    • Referência para localizar o laboratório (Bloco / Prédio / Andar):
    • OBS: Em anexo segue a descrição dos resíduos gerados no laboratório (inserir esta frase no detalhamento)

2. ANEXO:

  • DEVERÁ ser anexada como Peça da solicitação o formulário de solicitação de coleta
    • FORMULÁRIO DE COLETA DE RESÍDUOS QUÍMICOS”  (Download – Atualizado em 24/abril/2018).
  • Fazer o Download, preencher o formulário com os dados, INCLUINDO o número da solicitação e anexar.

3. Apos CADASTRO e anexo de PEÇA, enviar solicitação para “RES/CGA – Gestão de Resíduos“, com motivação “1-Providencia” e encaminhamento: “Solicitação de coleta”

Para auxiliar e padronizar as solicitações de Coleta de Resíduos via Sistema Solar (módulo SPA), a gestão de resíduos disponibilizou um manual passo-a-passo:

  • MANUAL (Download – Atualizado em 23/abril/2018)

Leiam atentamente as instruções e observem as informações exigidas no procedimento, em caso de divergência de informações a solicitação será recusada ou será solicitado correção dos dados. FIQUE ATENTO!

Dúvidas e sugestões pelo ramal 4229 ou pelo e-mail gestaoderesiduos@contato.ufsc.br

A coleta será efetuada mensalmente em cada Campus conforme calendário abaixo:

*A partir de 2018 a coleta no Departamento de Química será realizada em dias diferentes das demais coletas do Campus Trindade devido à elevada geração de resíduos químicos.

Devido a algumas alterações de procedimento da gestão de resíduos pedimos ATENÇÃO aos recomendações de acondicionamento e identificação dos resíduos. A bombona que não estiver bem VEDADA (SEM VAZAMENTO) OU a caixa que não estiver bem FECHADA (fechada com fita adesiva sem vazamento do material pelas laterais ou aberturas), bem como o resíduos que não tiver todas a identificações no rótulo NÃO SERÃO RECOLHIDOS.

  •   A solicitação de coleta de resíduos poderá ser realizada a QUALQUER MOMENTO, porém será respeitado o calendário de coleta bem como os prazos que estão disponíveis NO CALENDÁRIO.
  • Não será incluída coleta de resíduos perigosos com solicitação posterior ao horário e a data limite descrito acima. A gestão de resíduos envia para a empresa responsável a relação com os locais de coleta com 2 dias úteis de antecedência, a fim de para estabelecer rota e dimensionamento da carga a ser transportada (com devido Manifesto de Transporte de Resíduos) conforme legislação ambiental do órgão estadual (FATMA).
  • Não haverá espera pela adequação do resíduos no momento da coleta, este já deve estar bem acondicionado e identificados por isso pedimos que sigam as orientações em Acondicionamento e Descarte.

Dúvidas em relação ao acondicionamento e rotulagem do resíduo devem ser tiradas pelo ramal 5122 ou pelo e-mail gestaoderesiduos@contato.ufsc.br. Cabe salientar que antes de solicitar a coleta de resíduos químicos, o laboratório deverá efetuar o CADASTRO enviando um e-mail gestaoderesiduos@contato.ufsc.br  com a solicitação e os dados para o cadastramento no sistema de coleta da UFSC.