Como separar os resíduos comuns?
Na UFSC, os resíduos convencionais são divididos em três categorias: recicláveis, rejeitos e folhas de papel.
- Recicláveis: materiais limpos e secos, como plásticos, papelão desmontado, papel amassado, latinhas, garrafas PET, isopor e marmitas sem restos de comida.
- Rejeitos: resíduos sujos ou com restos de alimentos ou líquidos, como copos com restos de café, guardanapos, adesivos e resíduos orgânicos.
- Folhas de papel: papel usado dos dois lados, sem amassados ou grampos, e caixas de papelão.
- Vidros: Os vidros devem ser descartados nos pontos de entrega voluntária (PEVs). No campus de Florianópolis há cinco PEVs e sua localização está disponível aqui. Para saber dos outros PEVs localizados na Grande Florianópolis acesse o site da Comcap.
O setor da UFSC (Campus Trindade) que possua grande quantidade de resíduos recicláveis secos pode solicitar coleta destes resíduos à Gestão de Resíduos da UFSC (RES/CGA) por meio de Solicitação Digital via Sistema Solar (SPA) com as seguintes informações:
- Nome do Local Gerador (SIGLA-Nome)
- Nome, ramal e e-mail do Servidor Responsável por receber a equipe de coleta
- Departamento/Centro
- Referência para localizar o gerador (Bloco / Prédio / Andar):
- Descrição do resíduo e quantidades
- Foto do resíduo
- Setor a encaminhar: RES/CGA
- Grupo de assunto: 379 – Resíduos Sólidos
- Assunto: 1462 – Coleta – Resíduos Recicláveis Secos
Dúvidas frequentes: É reciclável ou não?
Ao separar os resíduos, é muito comum surgirem dúvidas quanto a alguns materiais, se podem ser considerados recicláveis ou não. Pensando nisso, separamos alguns resíduos que deixam essa “pulga atrás da orelha”. Confira:
- Copo com restinho de café é reciclável?
Não, o copo com restinho de café não é reciclável, a menos que esteja completamente limpo e seco. Se houver apenas a borra de café, pode ser destinado a reciclagem.
- Copos e embalagens de isopor são recicláveis?
Não, copos e embalagens de isopor não são recicláveis, a menos que estejam completamente limpos e secos, sem resíduos de alimentos ou líquidos.
- Guardanapos são recicláveis?
Não, se já foram utilizados não devem ser destinados para a reciclagem.
- Embalagens de salgadinho e bombom são recicláveis?
Não, por estarem engordurados e/ou conterem restos de alimentos.
- Embalagens de chicletes?
Sim, desde que estejam limpos.
- Copos sujos com resto de vitamina ou iogurte são recicláveis?
Não, pois a vitamina e o iogurte ficam aderidos às paredes dos copos. Se você fizer uma lavagem que retire todo o iogurte e a vitamina, o copo poderá ser depositado como reciclável. É importante que você não deposite o copo extremamente molhado, de modo a não molhar os demais resíduos recicláveis.
- Vidro é reciclável?
Sim. Mas para ser reciclado, o vidro deverá ser descartado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de vidro. Na UFSC contamos com um PEV de vidro na frente do centro de evento, mas existem outros PEV’s espalhados por Florianópolis, clique aqui para ter acesso ao mapa dos PEV’s de vidro. É importante lembrar que o vidro deverá ser descartado sem a tampa e limpo.
- CD é reciclável?
Não, desta forma descarte este material como rejeito.
- Lâmpadas são recicláveis?
Sim. Porém são consideradas resíduos perigosos e o seu descarte, na Universidade, é feito através de contrato de Logística Reversa. Isto se aplica apenas para as lâmpadas utilizadas pela UFSC. Para o caso de descarte de lâmpadas da sua casa, a UFSC não possui um ponto de coleta para este resíduo. Recomenda-se levar as lâmpadas para a loja onde a compra da mesma foi feita.
A loja onde foi feita a compra ainda não realiza o serviço de logística reversa? Veja aqui algumas lojas que recebem este tipo de resíduo.
Ficou com alguma dúvida sobre o descarte de algum tipo de resíduo? Preencha este formulário e esclareceremos sua dúvida!
De modo geral, utilize os coletores distribuídos pelo campus da seguinte maneira:
De modo geral, os resíduos devem estar praticamente limpos para não sujar os demais materiais, e não atrair vetores de doenças. É necessário bom senso ao considerar um resíduo limpo ou sujo.