Resíduos e História: o que o Museu do Lixo pode nos contar?

07/11/2019 09:24

No dia 29 de outubro de 2019, a Gestão de Resíduos fez uma visita ao Museu do Lixo, localizado na Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) no bairro Itacorubi. Além das questões ambientais abordando a problemática dos resíduos descartados de maneira incorreta, a visita levantou temas diversos, como: história, política, geografia e aspectos socioculturais.

Entre contextos e histórias, foram levantados dados importantes sobre os resíduos de Florianópolis, sendo a capital com a maior taxa de aproveitamento dos recicláveis (cerca de 6%) em 2018, no qual a média geral do Brasil ficou entre 2–3%.

Em um tour pela área da Comcap, foi mostrado a rota dos resíduos e para onde cada tipo de resíduo é encaminhado depois de passar pela triagem e pesagem e o trabalho feito pela ACMR — Associação de Coletores de Materiais Recicláveis, onde a renda oriunda da venda dos recicláveis é dividida entre os coletores. Daí a importância da Coleta Seletiva na capital, pois além de desviar os recicláveis dos aterros, é uma fonte de renda para muitas pessoas.

Fardos de garrafas de plástico. Fonte: Site ACMR

Utilizado como referência em atividades que envolvem a Educação Ambiental para muitas escolas do município e tendo como base os 4R’s sustentáveis (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), o Museu do Lixo, que foi equipado e montado a partir de objetos que foram descartados e recolhidos pela Comcap, conta muitas histórias por trás das televisões, telefones, videogames, máquinas de escrever e diversos móveis antigos, levando todos a refletir sobre o consumo e o descarte irregular dos materiais que não são mais úteis. Além da reciclagem, a compostagem também marcou presença na visita, abordando a importância da separação dos resíduos orgânicos e dando dicas sobre como fazer compostagem em casa.

http://museudolixocomcap.blogspot.com/2015/10/fotos-360-do-museu-por-renan-munhoz.html

Foto de 02/10/2015 retirada do blog do Museu do Lixo

Muitas alternativas sustentáveis dependem da separação e destinação correta dos resíduos. E é pensando nisso que Comcap faz a coleta seletiva dos resíduos em Florianópolis e a UFSC implantou a Coleta Seletiva Solidária no campus. Mas para isso, é preciso a participação de todos nessa construção de hábitos sustentáveis. Participe da Coleta Seletiva na UFSC e no seu bairro, afinal quem se importa, separa!