Pneus e óleos lubrificantes

Descrição: Óleos lubrificantes geralmente são utilizados em motores e máquinas com o objetivo de reduzir o atrito entre seus componentes, lubrificando e aumentando a vida útil do conjunto. Tais óleos podem ser de origem animal ou vegetal (graxas), derivados de petróleo (óleos minerais) ou produzidos em laboratórios (óleos sintéticos). O descarte incorreto de óleos pode gerar danos irreversíveis ao meio ambiente por conter substâncias perigosas, como ácidos orgânicos, cetonas e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Saiba mais sobre as possíveis consequências do descarte incorreto de óleos nesta página.

Legislação: Assim como as lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes fazem parte da relação de produtos especificados no Art. 3º, inciso XII da Política Nacional de Resíduos Sólidos como resíduos de Logística Reversa obrigatória.

Procedimento: Os pneus e os óleos lubrificantes que são gerados na universidade são trocados por novos e encaminhados como logística reversa pela empresa que realizou a troca.