Atividades desenvolvidas pelo Projeto “Educação Ambiental para a Implementação da Coleta Seletiva Solidária na UFSC”

Relatório das Atividades desenvolvidas pelo Projeto “Educação Ambiental para a Implementação da Coleta Seletiva Solidária na UFSC”:

           O projeto visa a continuidade de ações para envolver e capacitar a comunidade universitária para a adesão e uso do sistema de Gerenciamento Resíduos Sólidos-GRS em implantação pela UFSC por meio da Gestão de Resíduos da Coordenadoria de Gestão Ambiental. A abordagem enfoca o gerenciamento dos resíduos recicláveis, contribuindo para o cumprimento do Decreto 5.940/2006, que institui a Coleta Seletiva Solidária (CSS).

            O projeto conta atualmente com duas bolsistas (uma do curso de Ciências Biológicas e outra do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental), duas servidoras (uma bióloga e uma engenheira sanitarista e ambiental) da Gestão de Resíduos da UFSC e um professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. O projeto busca principalmente a educação ambiental na comunidade acadêmica, visando a implantação efetiva da Coleta Seletiva Solidária dentro da UFSC.

                Dentre as principais atividades realizadas em 2019 estão:

  • Monitoramento semanal dos coletores da CSS distribuídos pelos Centros de Ensino da Universidade, a fim de verificar a situação de cada um e, diagnosticar como está sendo realizada a segregação dos resíduos por parte dos alunos e servidores.
  • Frequentes divulgações da CSS nos setores e laboratórios da Universidade, visando instruir os servidores (professores e técnicos administrativos) e alunos a aderirem a campanha e tirar possíveis dúvidas sobre o processo de separação e destinação dos resíduos. Foram realizadas um total de 60 visitas técnicas nos seguintes centros: CCB, CCS e CTC. Pretendemos ampliar estas visítas técnicas para os demais Centros de Ensino da UFSC.
  • Palestras semestrais para turmas de calouros divulgando a CSS na UFSC. Foram ministradas um total de 7 palestras:  2 ocorreram na odontologia, 1 na engenharia de produção, 2 na matemática e 2 na pós-graduação do CCB.
  • Atualização periódica do site da Gestão de resíduos.
  • Atualização e comparação de dados da CSS na UFSC.
  • Pesquisa de métodos que auxiliem na implantação total da CSS na UFSC.
  • Reuniões com funcionários da limpeza. Em fevereiro de 2019 foi realizado um curso sobre a CSS com todos os funcionários da limpeza e no decorrer do ano foram realizadas várias reuniões pontuais com os prepostos e fiscais setoriais da Provac do CCB, CCS, CTC e CFM (MTM e FSI). Também foi realizada uma reunião geral envolvendo todos os funcionários da limpeza da ala nova do CCB. Pretendemos realizar reuniões assim com todos os funcionários da limpeza dos demais Centros de Ensino.

            Além destas atividades frequentes, as bolsistas do projeto participaram de visitas à Proactiva (Aterro Sanitário de Biguaçu), Momento Engenharia (Aterro sanitário e industrial), à COMCAP do Itacorubi, além de cursos referentes ao gerenciamento adequado dos resíduos e de projetos de educação ambiental em escolas fora da UFSC.