Resíduos Orgânicos

Os resíduos orgânicos gerados no campus são provenientes dos restaurantes e lanchonetes inseridos na Universidade, copas e cozinhas dos setores/centros de ensino, salas de aula e maravalhas oriundas do biotério. Também, como principal demanda, tem-se o restaurante universitário do campus Trindade que gera esse resíduo por meio de suas 10 mil refeições diárias.

Atualmente os resíduos orgânicos não possuem uma forma de aproveitamento, assim, são encaminhados para a coleta convencional, realizada diariamente no período noturno pela Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e destinados ao Aterro Sanitário de Biguaçu.

Com o objetivo de promover uma gestão ambientalmente adequada dos resíduos orgânicos da UFSC, com enfoque aos grandes geradores, foi criado o Grupo de trabalho para valorização dos resíduos orgânicos (Portaria nº 1080/2019/GR), o qual busca soluções viáveis para o cenário da Universidade.

Além disso, no dia 07 de maio de 2019 foi publicada a Portaria Normativa nº193 que dispõe sobre as diretrizes e orientações para o desenvolvimento de atividades de tratamento de resíduos orgânicos nos campi da Universidade Federal de Santa Catarina, segue o link para acesso.