Resíduos com risco biológico (Infectante)

Descrição

Resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas. A RDC 306/2004 da Anvisa classifica os resíduos perigosos do grupo A (Infectantes) em cinco subgrupos: A1, A2, A3, A4 e A5. Confira a seguir uma relação dos tipo de resíduos que se encaixam em cada classificação: descrição res infectantes

 Procedimento para tratamento prévio e acondicionamento

Dentro da universidade, recomenda-se que as unidades geradoras de resíduos infectantes realizem o tratamento prévio e o acondicionamento de acordo com a RDC 306/2004 da Anvisa, que está resumido no quadro abaixo.

Grupo A_caminho interno

1) Caso ocorra descaracterização física das estruturas após o tratamento, resíduos deste grupo podem ser acondicionadas como resíduos do Grupo D (que não apresentam riscos de contaminação); 2) Para realizar este procedimento, é necessária licença do órgão competente do Município, do Estado ou do Distrito Federal. Observação: Na UFSC, não foram relatadas atividade geradoras de resíduos tipo A5. Em casos de geração de resíduos desse tipo, solicite instruções pelo e-mail ou pelos telefones (48) 3721-2826/5122.

Coleta

A Universidade Federal de Santa Catarina por meio de empresa terceirizada, a PROACTIVA, efetua o recolhimento dos resíduos de risco biológico conforme CONTRATO 176.2014 de serviço de manejo de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Os locais e frequência das coleta estão descritos na tabela abaixo e indicados no mapa seguinte.

 

Locais de coleta Frequência
  • – Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP/CCB);
  • – Departamento de Odontologia (ODT-CCS);
De segunda à sexta feira (5 vezes por semana)
  • – Universidade Médica Fisiológica (HU);
  • – Biotério Central (BIC);
  • – Departamento de Farmacologia (CCB)
  • – Zootecnia (CCA);
Segunda, quarta e sexta-feira (3 vezes por semana)

ptos coleta infectantes

O caminho do resíduo realizado após a coleta é descrito no fluxograma abaixo.

Grupo A_caminho externo

Legislação e documentos complementares

Para maiores informações, clique nos links abaixo para acessar a RDC 306/2004 (Capítulo VI) e outros guias de manejo.

bio rdc bio esalq bio butantan
bio tabela bio fmusp