Pilhas e baterias

As pilhas e baterias, segundo o artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Decreto Federal nº Nº 9.177, de 23 de outubro de 2017 são produtos que devem participar, obrigatoriamente, do sistema de logística reversa. Desta forma, este resíduo perigoso deve retornar ao fabricante, que é o responsável por tratar e descartar as pilhas e baterias de forma ambientalmente correta.

Na UFSC, as pilhas e baterias podem ser descartadas nos papa-pilhas distribuídos pelo campus (ver mapa), que funcionam também como Pontos de Entregas Voluntárias (PEV’s). Destes pontos, as pilhas e baterias são destinadas para a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), através do Programa ABINEE Recebe Pilhas.

Observação: A UFSC não recebe pilhas e baterias geradas em empresas ou estabelecimentos privados. Consulte sugestão de procedimento para descarte de pilhas e baterias abaixo.

 

Como realizar o descarte de pilhas e baterias?

A UFSC possui papa-pilhas distribuídos pelo campus Trindade. Estes pontos podem ser utilizados pela comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnico-administrativos, funcionários terceirizados) e comunidade entorno da universidade como um ponto de entrega voluntária. Assim, é possível acondicionar pilhas e baterias geradas tanto na universidade, quanto em casa, nos papa-pilhas.

Fonte: Acervo próprio.

 

Localização dos Papa-pilhas no campus Trindade.

 

Sendo servidor da UFSC, qual o procedimento devo realizar para solicitar coleta de pilhas e baterias dos papa-pilhas?

As solicitações deverão ser realizadas por meio de ferramenta institucional, chamada de Sistema SOLAR (módulo SPA).

CASO esteja ocorrendo algum problema em relação ao uso do SISTEMA SOLAR, deve-se consultar: http://suporte.ufsc.br/spa/ (Por exemplo, atualização da versão do Java)

PROCEDIMENTO consiste em enviar uma solicitação digital via módulo SPA (clique aqui) com as seguintes informações:

  • Setor Responsável: selecionar o próprio setor como setor responsável, clicando em “Meu Setor”;
  • Grupo de Assunto: 379 – Resíduos Sólidos;
  • Assunto: 1459 – Coleta de pilhas e baterias descartadas;
  • Detalhamento:
    • Nome do Setor (SIGLA-Nome):
    • Nome/Ramal do Responsável:
    • Departamento/Centro:
    • Referência para localização (Bloco / Prédio / Andar)
    • OBS: anexar fotos se possível.

Faço parte de empresa e/ou estabelecimento privado e desejo descartar pilhas e baterias. Como devo proceder?

Os papa-pilhas da UFSC NÃO são destinados para descarte de pilhas e baterias de empresas e/ou estabelecimentos privados. Recomenda-se que o descarte seja feito através do mesmo programa pelo qual a UFSC descarta suas pilhas e baterias: Programa ABINEE Recebe Pilhas. Para entender melhor o programa e conhecer os procedimentos para solicitação do serviço, acesse https://www.greeneletron.org.br/pilhas.


Descrição:

Pilhas e as baterias são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica, e estão presentes em diversos equipamentos utilizados diariamente para os mais diversos fins. Contêm em sua composição metais pesados, como chumbo, cádmio, e outras substâncias altamente tóxicas (PARECER TÉCNICO N°070 CGVAM/SVS/MS/2008) que podem causar graves danos ambientais caso sejam descartados de forma incorreta.

Legislação: A disposição final de pilhas e baterias usadas é regulamentada pela Resolução CONAMA Nº 401/2008, que estabelece, no artigo 6, que “as pilhas e baterias mencionadas no art. 1º, nacionais e importadas, usadas ou inservíveis, recebidas pelos estabelecimentos comerciais ou em rede de assistência técnica autorizada, deverão ser, em sua totalidade, encaminhadas para destinação ambientalmente adequada, de responsabilidade do fabricante ou importador”