Pilhas e baterias

O que fazer com as pilhas e baterias geradas dentro e fora da UFSC?

O gerador de pilhas e baterias deve levar esse resíduos para o acondicionamento nos papa-pilhas espalhados pelo campus, conforme pode ser observado no mapa a seguir. Este serviço se estende à comunidade em geral, sendo os papa-pilhas Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).

A coleta desses resíduos é feita via prefeitura universitária e encaminhada para uma empresa de valorização desse resíduos, localizada em São Paulo. A destinação final das pilhas e baterias é feita de forma industrial, neutralizando o seu potencial poluidor e valorizando seus componentes na industria de tintas de parede e asfalto. Abaixo segue uma tabela com a localização dos papa-pilhas no campus Trindade.

Fonte: Acervo próprio.

Localização dos pontos que contêm Papa-pilhas.

 

Localização dos Papa-pilhas no campus Trindade.

Localização dos Papa-pilhas no campus Trindade.

Descrição: Pilhas e as baterias são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica, e estão presentes em diversos equipamentos utilizados diariamente para os mais diversos fins. Contêm em sua composição metais pesados, como chumbo, cádmio, e outras substâncias altamente tóxicas (PARECER TÉCNICO N°070 CGVAM/SVS/MS/2008) que podem causar graves danos ambientais caso sejam descartados de forma incorreta .

Legislação: A disposição final de pilhas e baterias usadas é regulamentada pela Resolução CONAMA Nº 257/99, que estabelece que pilhas e baterias usadas debem ser “entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem, diretamente ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada”.