Pilhas e baterias

O que fazer com as pilhas e baterias geradas dentro e fora da UFSC?

O gerador de pilhas e baterias deve levar esses resíduos para o acondicionamento nos papa-pilhas espalhados pelo campus, conforme pode ser observado no mapa abaixo, ou então solicitar via SPA a coleta no local, sendo essa solicitação realizada pelo responsável setorial do papa-pilha. Este serviço se estende à comunidade em geral, sendo os papa-pilhas Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).

Procedimento de solicitação para coleta de pilhas e baterias:

A Gestão de Resíduos está trabalhando para melhorias nas solicitações de coleta. Por isso, as solicitações deverão ser realizadas por meio de ferramenta institucional, chamada de Sistema SOLAR (módulo SPA).

O primeiro passo é definir quem é o responsável pelo setor que possui permissão de acesso no Sistema Solar para fazer as solicitações. Se você não possui permissão para cadastrar solicitações digitais, verifique no setor quem possui esta permissão.

A permissão de acesso é realizada junto à SETIC (Clique Aqui), entretanto somente docentes e técnicos administrativos possuem estas permissões.

CASO esteja ocorrendo algum problema em relação ao uso do SISTEMA SOLAR, deve-se consultar: http://suporte.ufsc.br/spa/ (Por exemplo, atualização da versão do Java)

O novo PROCEDIMENTO consiste em enviar uma solicitação digital via módulo SPA (clique aqui) através de 3 etapas: 1-cadastro de solicitação digital, 2-anexo de peça (formulário) e 3-envio para “RES/CGA – Gestão de Resíduos“.

1. O CADASTRO da solicitação deverá ser realizado com as seguintes informações:

  • Setor Responsável: selecionar o próprio setor como setor responsável, clicando em “Meu Setor”;
  • Grupo de Assunto: 379 – Resíduos Sólidos;
  • Assunto: 1459 – Coleta de pilhas e baterias descartadas;
  • Detalhamento:
    • Nome do Setor (SIGLA-Nome):
    • Nome/Ramal do Responsável:
    • Departamento/Centro:
    • Referência para localização (Bloco / Prédio / Andar)

 

A destinação final das pilhas e baterias é feita de forma industrial, neutralizando o seu potencial poluidor e valorizando seus componentes na indústria de tintas de parede e asfalto. Abaixo segue um mapa e uma tabela com a localização dos papa-pilhas no campus Trindade.

Fonte: Acervo próprio.

Localização dos pontos que contêm Papa-pilhas.

 

Localização dos Papa-pilhas no campus Trindade.

Localização dos Papa-pilhas no campus Trindade.

Descrição: Pilhas e as baterias são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica, e estão presentes em diversos equipamentos utilizados diariamente para os mais diversos fins. Contêm em sua composição metais pesados, como chumbo, cádmio, e outras substâncias altamente tóxicas (PARECER TÉCNICO N°070 CGVAM/SVS/MS/2008) que podem causar graves danos ambientais caso sejam descartados de forma incorreta.

Legislação: A disposição final de pilhas e baterias usadas é regulamentada pela Resolução CONAMA Nº 257/99, que estabelece que pilhas e baterias usadas debem ser “entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem, diretamente ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada”.