Dúvidas frequentes

P.: Quando são realizadas as coletas de resíduos químicos na UFSC e como faço para inscrever meu laboratório e estar registrado para a próxima coleta?

R.: O registro para ser incluído nas coletas mensais de resíduos químicos da UFSC encontra-se neste link, assim como todas as futuras datas marcadas para as próximas coletas e todas as demais informações sobre o assunto que você pode precisar.  Os resíduos a serem descartados devem seguir os passos de acondicionamento e  descarte descritos por este link aqui.

P.: Meu laboratório está com coleta de resíduos químicos atrasada ou, nunca tive coleta, mas este mês possuo resíduos químicos que preciso descartar de maneira especial, o que devo fazer?

R.:Se seu laboratório foi recentemente instalado na UFSC, se mudou de localidade recentemente ou nunca produziu resíduos químicos para coleta regular, o mais provável é que seu laboratório não esteja na lista de coleta do sistema da UFSC. Para legalizar a situação do laboratório e entrar para a próxima coleta agendada, acesse nosso e-mail gestaoderesiduos@contato.ufsc.br e solicite seu cadastro informando: localização de onde deve ser feita a coleta (nome do Laboratório e endereço), seu nome, quais os resíduos que precisam ser coletados e sua quantidade aproximada (quantos tambores, frascos, etc). Não esqueça de ler em nosso site os procedimentos adequados de acondicionamento de descarte de resíduos químicos. Do contrário, não poderemos realizar a coleta.

P.: O que posso fazer com reagentes químicos sobrando ou vencidos que possuo no meu laboratório? Seria o descarte a única opção?

R.: Não. A maior parte dos reagentes químicos utilizados nos laboratório da UFSC podem continuar sendo utilizados mesmo após a data de vencimento para questões de didáticas, sendo assim, podem ser doados ou trocados com outros laboratórios que estejam interessados em possuir tal produto químico. Isto economiza tempo, dinheiro e diminui o descarte desnecessário de resíduos. Ainda não há um depósito central físico de resíduos químicos doados/para troca, mas há um banco de dados online neste site.  Se o laboratório estiver interessado em doar (ou trocar) agentes químicos que não são mais úteis, preencha a tabela e entre em contato com laboratórios cadastrados através deste link

P.: Possuo resíduos que não consigo classificar se são perigosos, químicos ou infectantes, mas acho que precisam de destinação especial. O que posso fazer?

R.: Mande um e-mail para nossa equipe com seu nome, local que precisa realizar o descarte, que resíduo que gostaria descartar e a quantidade que nós enviaremos as instruções de como você pode proceder. Nosso contato é gestaoderesiduos@contato.ufsc.br.

P.: Meu laboratório/local de trabalho sempre possuiu coleta regular, mas mês passado não fomos incluídos na coleta. O pode ter acontecido?

R.: A cada mês, antes da coleta, é feito um encaminhamento das fichas para preenchimento de todos os resíduos que devem ser recolhidos, de cada laboratório, na próxima data da coleta. Se seu laboratório não recebeu esta ficha (e faz parte das do sistema de coletas mensais) ous e recebeu e enviou a ficha completa mas não teve coleta no dia marcado, por favor entre em contato conosco através de gestaoderesiduos@contato.ufsc.br e informe-nos sobre sua situação. Alguma coisa no seu cadastro deve estar com falha ou houve falha do sistema de coleta.

P.: O laboratório em que trabalho está comprando novos reagentes químicos potencialmente perigosos e não sei se a UFSC possui autorização para compra e descarte dos mesmos. Com quem devo falar?

R.:A nova aquisição de produtos químicos é de responsabilidade do departamento de compras (DCOM) e é eles que irão informar se a compra é permitida e como realizá-la. Entre em contato com o DCOM através de: Fone: 3721- 2794 / 4258 / 7247 ou assistencia.dcom@contato.ufsc.br

 

Ainda está com dúvidas? Não hesite em nos contatar! Responderemos as suas perguntas assim que for possível através de gestaoderesiduos@contato.ufsc.br.