Apresentação

Seja bem-vindo!

Este espaço foi criado para informar à comunidade acadêmica sobre a destinação dada aos resíduos gerados na UFSC.

No menu ao lado você encontra as informações separadas a partir da categoria do resíduo, clique no link e veja as definições, quantidades geradas, o que fazer com o resíduo e muito mais. Navegue à vontade, informe-se e saiba como participar responsavelmente da gestão e do gerenciamento integrados de resíduos na UFSC.

Para mais informações, contate-nos!

Resíduos Gerados na UFSC

Dentro do campus da universidade são desenvolvidas diversas atividades, acadêmicas e não-acadêmicas, que geram os mais variados tipos de resíduos. Dentre eles estão desde os mais comuns, como os convencionais (restos de alimentos, recicláveis), até os com necessidade de um manejo mais complexo, como os resíduos químicos e infectantes. Os principais resíduos gerados na universidade são:

  • Resíduos Convencionais (Recicláveis, Orgânicos e Rejeito): Estima-se uma geração mensal de 56,9 toneladas de recicláveis, 46,2 toneladas de orgânicos e 37,9 toneladas de rejeitos. Os resíduos recicláveis secos gerados no restaurante universitário são destinados à reciclagem, e os demais são encaminhados para aterro sanitário. A última estimativa de geração e composição gravimétrica dos resíduos convencionais da UFSC pode ser conferida  aqui.
  • Resíduos Laboratoriais (Químicos): Estima-se uma geração de 2,5 toneladas mensais.
  • Resíduos de Varrição e Poda: A empresa contratada para realizar os serviços de manutenção das áreas verdes do campus é também responsável pela destinação dos resíduos gerados nesta atividade.
  • Resíduos de Construção Civil: Semelhantes aos resíduos de varrição e poda, a empresa responsável por determinada obra é também responsável por fazer a destinação correta dos resíduos gerados durante a construção.
  • Resíduos de Serviço de Saúde e Biológico (Infectantes, como cultura de microrganismos, carcaças e peças anatômicas de animais, peças anatômicas do ser humano, bolsas transfusionais usadas): A produção mensal aproximada dos resíduos infectantes é de 1,1 toneladas.
  • Lâmpadas: São coletadas, em média, 1500 lâmpadas por mês no campus da universidade.
  • Pilhas e Baterias: A UFSC possui diversos papa-pilhas espalhados pelo campus que recebem pilhas e baterias de toda a comunidade acadêmica. São coletados, em média, 500kg deste tipo de resíduo por ano.
  • Eletroeletrônicos: A UFSC possui um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) localizado na Reitoria Central.